Na última sexta-feira, 27 de outubro, uma delegação formada por membros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), do PDAC e da empresa INCATEMA Consulting, realizou uma visita às fazendas Satxicungo e AJOMAL, ambas situadas na província de Malanje. O objectivo foi avaliar os progressos alcançados em termos de produtividade, graças ao apoio e financiamento providenciados pelo Banco Mundial e a AFD.
A Fazenda Satxicungo, dedicada principalmente à avicultura, foi a primeira a ser visitada pela delegação. Os visitantes puderam constatar o nível actual de produtividade, que alcança uma média diária de 35 cartões de ovos. A fazenda tem como meta aumentar significativamente sua produção para 90 cartões diários, um objectivo ambicioso que reflete o comprometimento dos gestores e trabalhadores com o crescimento e a eficiência produtiva.
Em seguida, a comitiva seguiu para a Fazenda Agropecuária Ajomal, que está em plena fase de sementeira de milho e feijão. Para o ano agrícola em curso, a fazenda planeja semear um total de 50 hectares de milho e 20 hectares de feijão, alinhando-se assim ao seu plano de negócios e contribuindo para o aumento da produção agrícola na região.
Esta visita de campo é parte fundamental do acompanhamento e avaliação dos projectos financiados pelo Banco Mundial e a AFD, garantindo que os investimentos realizados estão de facto a contribuir para o desenvolvimento sustentável e o aumento da produtividade agrícola nas comunidades beneficiadas.
PDAC – Novas ideias, mais colheitas